bebecord logotipo

Um Novo Marco Histórico nos Transplantes de Sangue do Cordão Umbilical

Em maio de 2023, durante a 10ª Conferência de Sangue do Cordão Umbilical da Associação Chinesa de Saúde Materna e Infantil, foi partilhada uma história notável sobre um paciente, pseudonimamente chamado Xiao An, que beneficiou do seu próprio sangue do cordão umbilical armazenado, 19 anos após o nascimento.

Xiao An foi diagnosticado com anemia aplástica aos 18 anos, uma condição grave que provoca falência da medula óssea. Os seus sintomas, incluindo úlceras e manchas de sangue, pioraram rapidamente. Após explorar opções de tratamento, a família de Xiao An descobriu que o transplante de sangue do cordão umbilical é um método eficaz para tratar esta condição. Felizmente, os pais tinham armazenado o sangue do cordão umbilical de Xiao An no Banco de Sangue do Cordão Umbilical de Tianjin, quando ele nasceu em 2003.

Com a ajuda da equipa médica, Xiao An foi submetido a um transplante autólogo de sangue do cordão umbilical no Hospital Lu Daopei de Pequim, em dezembro de 2022. O sangue do cordão, preservado por quase duas décadas, estava em boas condições, cumprindo todos os padrões médicos. O transplante foi bem-sucedido e, após um mês de recuperação, Xiao An saiu dos cuidados intensivos. Em fevereiro de 2023, tinha regressado à vida normal.

Este caso estabeleceu um novo recorde na China para o armazenamento mais longo e uso bem-sucedido de sangue do cordão umbilical autólogo. Os pais de Xiao An expressaram imensa gratidão pela decisão de armazenar o sangue do cordão e pela equipa médica que o tratou.

O sangue do cordão umbilical é rico em células estaminais hematopoiéticas, usadas no tratamento de mais de 80 doenças, incluindo distúrbios sanguíneos. Com o avanço da tecnologia médica, a criopreservação de sangue do cordão continua a oferecer esperança para famílias em busca de tratamentos que podem salvar vidas.

https://parentsguidecordblood.org/en/news/cured-his-own-cord-blood-19-years-later: Um Novo Marco Histórico nos Transplantes de Sangue do Cordão Umbilical

Partilhe este artigo nas suas redes sociais