bebecord logotipo
criopreservação-celulas-estaminais

Um momento histórico para quem guarda o sangue do cordão umbilical

A Gamida Cell recebeu a aprovação da FDA para o produto expandido do sangue do cordão umbilical, o Omisirge.

A Gamida Cell, uma empresa biofarmacêutica sediada em Israel, recebeu aprovação da FDA (agência do medicamento dos Estados Unidos), para o seu produto expandido de sangue do cordão umbilical, o Omisirge. Isto marca a primeira aprovação no mercado pela FDA, de um produto de sangue do cordão umbilical “expandido” (com multiplicação celular efetuada em Laboratório), concebido para ajudar os pacientes que não conseguem encontrar um dador adequado para um transplante. Espera-se que a Omisirge venha a assumir uma parte significativa do mercado dos transplantes de células estaminais, adicionando à já elevada quota atualmente detida pelos transplantes realizados com sangue do cordão umbilical.

O Omisirge combina as melhores características pelas quais, os médicos que realizam estes procedimentos, escolhem a medula óssea ou o sangue do cordão umbilical como fonte de enxerto para um transplante de células estaminais. O Omisirge enxerta significativamente mais rápido do que a medula óssea, com um tempo mediano para enxerto de neutrófilos de 10 dias versus 15-17 dias para a medula óssea. Vem assim ajudar a que, com base no sangue do cordão umbilical criopreservado, se obtenha um medicamento com base celular, que potencia e acelera o sucesso de um transplante de células estaminais, reduzindo significativamente os dias da reconstituição hematopoiética e melhorando ainda o risco de infeção, que é reduzido com o Omisirge.

Atualmente, quando os oncologistas não conseguem encontrar um dador de medula óssea totalmente compatível, muitas vezes escolhem um dador de medula óssea haploidêntico ou semicompatível em vez de uma unidade de sangue do cordão umbilical. Agora que o Omisirge também é uma opção, os algoritmos para selecionar uma fonte de enxerto terão de ser reexaminados. A empresa estabeleceu relações com os principais centros de transplante e planeia lançar o Omisirge em cerca de uma dúzia de hospitais inicialmente. Este produto está neste momento disponível apenas nos Estados Unidos, prevendo-se que nos próximos meses possa ter uma distribuição mais ampla.

Este é um momento histórico para quem guardou o sangue do cordão umbilical e, mais importante ainda, para os doentes que anteriormente tinham opções limitadas para encontrar um dador adequado para um transplante.

Referência: Parents Guide Cord Blood Association 

Partilhe este artigo nas suas redes sociais