bebecord logotipo
mulher-gravida

Expansão das células do sangue do cordão umbilical em laboratório revela-se eficaz em ensaio clínico de fase 3

Com vista à otimização dos resultados dos transplantes de sangue do cordão umbilical, têm vindo a ser desenvolvidos vários métodos que permitem a expansão (ou multiplicação) das células do sangue do cordão umbilical em laboratório, previamente à sua aplicação clínica. Um dos métodos alcançou resultados favoráveis num ensaio clínico de fase 3.

O objetivo do ensaio clínico, que envolveu trinta e três centros de transplantação na Europa, América e Ásia, foi demonstrar a eficácia do omidubicel – um produto de terapia celular composto por células do sangue do cordão umbilical expandidas em laboratório – comparativamente aos transplantes de sangue do cordão umbilical convencionais. No âmbito deste ensaio clínico, 59 participantes com doenças hemato-oncológicas foram transplantados com omidubicel, enquanto 58 participantes, incluídos no grupo controlo, receberam um transplante de sangue do cordão umbilical convencional.

Comparando os resultados do grupo transplantado com omidubicel, relativamente ao grupo controlo, verificou-se que a recuperação hematológica após o transplante foi mais rápida nos doentes tratados com omidubicel: a recuperação de neutrófilos e de plaquetas foi cerca de 10 e 13 dias mais rápida, respetivamente. Isto traduziu-se numa redução da incidência de infeções e do tempo de hospitalização nos primeiros cem dias após transplante. A incidência de efeitos adversos foi semelhante nos dois grupos, indicando que o transplante com omidubicel é tão seguro como um transplante de sangue do cordão umbilical convencional, tal como evidenciado em estudos anteriores.

Este ensaio clínico, em linha com resultados anteriormente publicados, evidencia a segurança e eficácia da transplantação com omidubicel – o primeiro produto composto por células do sangue do cordão umbilical expandidas a completar ensaios clínicos de fase 3 – o que constitui um avanço significativo no campo da transplantação com sangue do cordão umbilical, ao permitir otimizar os resultados destes transplantes.

Referência de artigo: Horwitz ME, et al. Omidubicel vs standard myeloablative umbilical cord blood transplantation: results of a phase 3 randomized study. Blood. 2021. 138(16):1429-1440

Partilhe este artigo nas suas redes sociais