bebecord logotipo
familia

Células estaminais promovem recuperação da função cardíaca em modelo de miocardiopatia

As miocardiopatias são doenças que afetam o músculo cardíaco, estando associadas a alterações estruturais do coração. Falta de ar, fadiga, dor no peito e palpitações são algumas das manifestações deste grupo de doenças, que conduzem frequentemente a insuficiência cardíaca.

Um estudo em modelo animal procurou investigar os efeitos terapêuticos das células estaminais mesenquimais em contexto de miocardiopatia. As células estaminais utilizadas foram obtidas a partir de sangue do cordão umbilical e administradas por via intravenosa aos animais do grupo de tratamento. Os resultados deste grupo foram comparados com os de animais não tratados com células estaminais e com os de animais saudáveis. A função cardíaca foi avaliada a partir de vários parâmetros obtidos através de ecocardiograma. Os resultados revelaram que os animais tratados com células estaminais apresentaram melhorias significativas na função cardíaca, comparativamente aos não tratados, embora não tenham atingido os níveis observados em animais saudáveis. Para além disso, o tratamento com células estaminais esteve associado à diminuição da deposição de colagénio no coração e à redução dos níveis de marcadores inflamatórios no sangue e de lesão cardíaca.

Os resultados deste estudo sugerem que as células estaminais mesenquimais são capazes de promover a recuperação da função cardíaca em modelo animal de miocardiopatia, demostrando, assim, potencial para o tratamento de insuficiência cardíaca.

Referência: Zhang J, et al. Transplantation of umbilical cord blood-derived mesenchymal stem cells as therapy for adriamycin induced-cardiomyopathy. Bioengineered. 2022. 13(4):9564-9574.

Partilhe este artigo nas suas redes sociais