bebecord logotipo

Eu sei, eu decido!

A tecnologia e o amor andam de mãos dadas na proteção do futuro do seu bebé. Tome uma decisão informada, clarifique os mitos e abrace a evidência. Esclareça suas dúvidas com evidências e factos inspiradores, sempre suportados pela ciência.

Doenças tratadas com sucesso através da criopreservação de células estaminais.
0 +
Tratamentos só com o sangue do cordão umbilical.
0 +

Desvende os mitos e abrace a verdade!

Há muitos mitos e equívocos em torno do armazenamento de células estaminais. Na BebéCord, estamos comprometidos em esclarecer todas as suas dúvidas com informações precisas e baseadas em evidências científicas. Desvendar estes mitos é essencial para que possa tomar uma decisão informada e segura.

É perigoso?

Um dos mitos mais comuns é que a recolha de células estaminais é perigosa ou dolorosa. Na realidade, o processo é totalmente seguro e indolor tanto para a mãe quanto para o bebé.

É caro?

Outro mito frequente é que o armazenamento das células estaminais é muito caro. Na BebéCord, oferecemos planos acessíveis que tornam esta proteção ao alcance de todas as famílias.

É útil?

As células estaminais já foram usadas com sucesso no tratamento de mais de 90 doenças diferentes. Ainda hoje, a pesquisa científica continua a descobrir novas aplicações terapêuticas.

Leucemias:

Leucemia Linfoblástica Aguda (ALL), Leucemia Mieloide Aguda (AML), Leucemia Linfocítica Crónica (CLL)

Síndromes Mielodisplásicas (Pré-Leucemia):

Síndrome Mielodisplásica (MDS), Anemia Refratária, Leucemia Mielomonocítica Crónica (CMML)

Linfomas:

Linfoma de Hodgkin, Linfoma Não-Hodgkin (Linfoma de Burkitt)

Anemias:

Anemia Aplástica, Anemia de Fanconi, Doença Falciforme

Distúrbios Imunológicos Hereditários:

Imunodeficiência Combinada Severa (SCID), Síndrome de Omenn, Síndrome de Wiskott-Aldrich

Distúrbios Mieloproliferativos:

Mielofibrose Aguda, Policitemia Vera, Trombocitemia Essencial

Tumores da Medula Óssea:

Mieloma Múltiplo, Leucemia de Células Plasmáticas, Macroglobulinemia de Waldenstrom

Distúrbios Metabólicos Hereditários:

Síndrome de Hurler (MPS-IH), Doença de Krabbe, Doença de Niemann-Pick

Tumores Sólidos:

Neuroblastoma, Meduloblastoma, Retinoblastoma

Distúrbios Neurológicos:

Alzheimer, Autismo, Paralisia Cerebral

Distúrbios Autoimunes:

Esclerose Lateral Amiotrófica (ALS), Lúpus, Psoríase

Distúrbios Cardiovasculares:

Ataque Cardíaco, Insuficiência Cardíaca, Doença Arterial Periférica

Distúrbios Diabéticos:

Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2, Úlcera Diabética do Pé

Distúrbios Genéticos/Metabólicos:

Distrofia Muscular de Duchenne, Doenças Lisossomais, Fraqueza devido ao Envelhecimento

Distúrbios Ortopédicos:

Osteoartrite, Lesão da Cartilagem, Espondilite Anquilosante

Outros Distúrbios:

Disfunção Erétil, Doenças Oculares, HIV

Fonte: Parent’s Guide to Cord Blood Foundation.

Probabilidade de Necessitar de um Tratamento com Células Estaminais

Na aventura de ser pai, garantir a saúde e o bem-estar dos nossos filhos é uma prioridade. Guardar as células estaminais do cordão umbilical é uma forma poderosa de proteção. As estatísticas mostram que essa decisão pode fazer toda a diferença em momentos críticos.

Imagine que há uma chance de 1 em 5.000 do seu filho precisar de um transplante de células estaminais antes dos 20 anos. Parece improvável, mas quando essa necessidade surge, ter essas células guardadas pode salvar vidas.

Condições neurológicas são uma preocupação real. A prevalência de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é de 1 em 44 crianças de 8 anos. Além disso, a paralisia cerebral afeta 1 em 300 crianças entre 5 e 10 anos. Em bebés de termo, a incidência é de 2 por 1.000, e em bebés prematuros, sobe para 2,2 por 100. As células estaminais podem ser um raio de esperança nesses casos.

Para bebés prematuros, o risco de desenvolver displasia broncopulmonar é de 1 em 4. E a principal causa de morte infantil nos EUA, a lesão cerebral traumática, afeta 435.000 crianças por ano. Nesses momentos, as células estaminais guardadas podem ser cruciais.

Defeitos congénitos também são uma preocupação significativa. Cerca de 6,2 por 1.000 bebés nascem com defeitos cardíacos maiores. As células estaminais podem ser a chave para tratar esses problemas desde o início.

Em uso alogénico, que inclui doadores como irmãos, a probabilidade de um transplante até os 20 anos é de 1 em 2.500. A talassemia major, uma condição genética grave, afeta 10.000 bebés por ano na Índia. E outras condições, como lesões de cartilagem no joelho em adolescentes (1 em 10) e acidentes vasculares cerebrais (691.650 por ano nos EUA), mostram a ampla gama de situações onde as células estaminais podem ser vitais.

Cada uma dessas estatísticas representa uma vida, uma criança que merece todas as chances de um futuro saudável. Na BebéCord, estamos dedicados em garantir essa proteção, oferecendo um cuidado que vai além da preservação, com amor e dedicação em cada passo. Escolha a BebéCord e assegure que o seu filho tem todas as oportunidades de um amanhã melhor.

Referências:

  • Frances Verter, PhD ©2014-2022
  • Parent’s Guide to Cord Blood Foundation: odds of use